5 dicas de como gerir uma equipe de vendas

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O caminho para sucesso em qualquer empresa é ter uma boa equipe de vendas. Mas às vezes isso parece um desafio, não é? Pois não basta apenas ter profissionais experientes e capacitados como também é importante saber gerenciá-los para atingir as metas e, assim, alcançar os resultados desejados.

Por isso, para ajudar você a encontrar as melhores estratégias, nós preparamos este artigo. Nele, será possível descobrir como gerenciar sua equipe de vendas de maneira eficaz com algumas dicas práticas. Então, aproveite para aplicá-las dentro do seu negócio. Confira a seguir!

1. Padronize os processos de vendas

Para evitar falhas na estratégia, a primeira dica para gerir bem um time comercial é montando uma estrutura de vendas bem definida. A ideia é construir um manual para orientar os colaboradores, mas deve haver uma certa flexibilidade para focar nos resultados.

Dessa forma, todas as etapas de uma venda precisam ter um roteiro, com discurso adequado, tipo de abordagem, o acompanhamento e relacionamento com os consumidores. Isso permite otimizar os processos internos e prospectar novos e mais clientes.

2. Selecione perfis diferentes de vendedores

Formar uma equipe de vendas de sucesso não é uma tarefa fácil. É por isso que você precisa planejar antes de começar a montá-la. O primeiro passo é definir quantas pessoas são essenciais para alcançar os seus objetivos organizacionais.

Em seguida, defina as habilidades, conhecimentos e atitudes exigidos dos vendedores. Então, encontre profissionais com perfis que atenda a essas necessidades. Por exemplo, os vendedores desafiadores geralmente têm mais habilidade com negociações. Já o construtor de relacionamentos pode promover o engajamento na equipe.

3. Pense em como distribuir as tarefas

Para não sobrecarregar a equipe vendas e, assim, comprometer os resultados, o ideal é saber como distribuir as tarefas de forma coerente. Para tanto, monitore todas as atividades durante um tempo, analise a frequência de ocorrência e o tempo que cada uma demanda. 

Depois distribua as atividades de forma equilibrada entre os colaboradores, conforme seu cargo, suas competências e disponibilidade de tempo de cada um. Após fazer isso, é importante acompanhar a realização das tarefas para dar o suporte necessário. 

4. Aposte em um sistema CRM

Com um CRM comercial, você terá em mãos informações valiosas sobre o desempenho de cada membro do time de vendas. Assim, será possível encontrar problemas que podem estar acontecendo durante um processo de negociação, por exemplo e, então, propor melhorias para atingir as metas. 

Ele também pode ser utilizado pela equipe de marketing e vendas para obter todas as informações sobre os clientes e leads, como compras, histórico de atendimentos e formas de contato. Mas não se esqueça de ensiná-los a como usar o CRM.

5. Tenha uma equipe autogerenciável

Ajude os profissionais a serem mais produtivos, dando-lhes mais autonomia. A vantagem desse tipo de equipe são a sinergia entre os membros, menos preocupação por parte dos gestores. Além de mais resultados com menos esforço e maior envolvimento com o trabalho.

Para tanto, é essencial contratar os funcionários certos, empoderar a sua equipe durante o processo de negociação ou nas rotinas internas. Também é importante diminuir os níveis hierárquicos, definir os limites e saber lidar com os erros do pessoal. 

Por fim, ter um bom gestor faz toda a diferença na hora de gerenciar uma equipe de vendas. Afinal, é ele quem treina, motiva e dirige a sua equipe em busca dos melhores resultados. Como ele deve ser? Organizado, focado, capacitado para o cargo e ser um bom ouvinte, além de ter visão sistêmica e inteligência emocional para lidar com os conflitos.

Você, empreendedor, quer alcançar o sucesso da sua empresa? Então, invista no gerenciamento de vendas! Se deseja receber os melhores conteúdos sobre gestão diretamente no seu e-mail, então assine a nossa newsletter. 

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