Por que investir em automação de marketing digital? Confira 6 vantagens

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A automação de marketing digital consiste basicamente no uso da tecnologia para executar procedimentos de forma autônoma e programada de acordo com parâmetros preestabelecidos. Com base em dados precisos e detalhados dos clientes, essa estratégia pode ser segmentada por perfil de público. Portanto, trata-se de uma ação personalizada.

Essa capacidade de “ligar o automático” e, ao mesmo tempo, entregar uma interação personalizada e humana é o grande segredo da automação eficiente. Vamos entendê-la melhor? Confira!

Quais as vantagens da automação de marketing digital?

Para começar, identificamos os ganhos conquistados pelas boas estratégias de automação do marketing digital. Veja 6 deles a seguir.

1. Melhora os resultados 

A maioria das empresas já adota alguma forma de automação de marketing. Esses empreendimentos geram uma quantidade de leads que pode ser até cinco vezes maior do que os que não o aplicam, apresentando uma taxa de conversão proporcionalmente superior. Então, se a ideia é gerar resultados de conversão e vendas, a automação é comprovadamente uma estratégia favorável.

Basta fazer uma comparação para concluir que não poderia ser diferente. Em outras palavras, quando uma indústria automatiza um processo de produção, a produtividade aumenta, ou seja, mais produtos são produzidos no mesmo tempo. Pois bem, do mesmo modo, se uma empresa automatiza parte dos procedimentos de atração, nutrição, qualificação e conversão, a quantidade de negócios aumenta

É lógico que outras variáveis podem influenciar nessa consequência, mas, em condições normais, o aumento tende a ser significativo e, mesmo quando ocorrem problemas ou erros de implantação, prejudicando os resultados, é muito difícil chegar ao ponto de torná-los negativos, tamanho é o potencial da automação.

Desse ponto de vista, considere que, ao automatizar processos, os colaboradores que se dedicavam a eles podem focar em tarefas mais estratégicas. Por isso, a automação é muito usada como primeira medida por muitas empresas: ela abre as portas para ações mais complexas e que dependem de mudanças culturais mais profundas.

2. Diminui o custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) é a soma de todas as despesas necessárias para atrair e converter consumidores. Dentre elas, estão os salários da equipe, os investimentos em impulsionamento, na contratação de softwares, dos serviços de design e todos os gastos aplicados nas interações e ações para aumentar o número de clientes da empresa.

Quando você melhora o processo e usa automação para aumentar a produtividade, o aproveitamento desses investimentos é melhor, pois eles se diluem em um número maior de negócios. A conta é simples! Se, por exemplo, uma empresa gasta R$ 1 para conseguir cada novo cliente e passa atrair o dobro com o mesmo investimento, o custo diminui pela metade.

3. Favorece a segmentação

Para que a automação funcione e, ao mesmo tempo, os clientes continuem sendo atendidos com bom nível de personalização, é preciso segmentá-los de acordo com suas preferências e expectativas. Desse modo, você consegue direcionar as ações de acordo com essas preferências.

Ao mesmo tempo, é possível usar recursos de automação para se comunicar de modo personalizado, incluindo o nome do cliente e outros detalhes únicos atribuídos a ele no cadastro.

Essa aplicação na comunicação é o primeiro passo da automação de marketing e ótima para envio de lembretes, mensagens de boas vindas e outros procedimentos que respondem a um contexto, como a solicitação de um serviço ou o download de um e-book.

4. Gera dados de qualificação de leads

As empresas que adotam a automação de marketing digital conseguem identificar os clientes mais preparados para a compra com mais facilidade — o que é amplamente constatado na prática.

Um dos motivos que podem justificar isso é o fato de a automação trabalhar com dados. Como já mencionamos nesta postagem, ela não implica em abrir mão da personalização, mas exige informação. Somada ao aumento dos estímulos e da frequência das interações, a disponibilidade maior de dados facilita a identificação de leads.

5. Aumenta a produtividade do marketing

Embora já tenhamos mencionado o aumento de produtividade, não poderíamos deixar de dedicar um tópico para registrar isso — tamanho é o impacto que tem nos resultados. O marketing digital é, essencialmente, uma nova forma de utilizar os dados, que é uma característica da transformação digital.

Desse aspecto, o aumento da agilidade e da produtividade gerado pela automação funciona como elemento estruturante para que as empresas amadureçam sua presença virtual.

6. Diminui o ciclo de vendas

O ciclo de vendas é o período necessário desde o primeiro contato com o potencial cliente até o pagamento do produto ou serviço — ou ao menos da primeira parcela, consolidando o fechamento do negócio.

Ao agilizar o processo de marketing, o período do seu ciclo de vendas diminui como uma consequência natural. Além disso, a automação do marketing oferece apoio às vendas em várias etapas, ajudando a resolver dúvidas com o envio de conteúdo e, quando trabalhado em sinergia com as ações de venda, também com a diminuição do ciclo nos processos posteriores a atração, a qualificação e conversão de leads.

Como o marketing pode ser automatizado?

Pensar em automatizar o marketing pode ser uma grande dor de cabeça no início do processo, pois existem ferramentas variadas que podem contribuir para isso e fica difícil escolher as ideais. 

Sistemas de envio de e-mail marketing, plataformas que integram as redes sociais, aplicações sofisticadas que usam a inteligência artificial para fazer análises complexas, chatbots e assistentes virtuais são alguns dos exemplos de ferramentas que operam com algum nível de automação. 

Contudo, torna-se muito fácil determinar por onde começar se você considerar que esse processo precisa ser planejado e estruturado. Essa visão é justificada porque potencializa ainda mais os resultados, uma vez que opera de acordo com um plano elaborado para favorecer a integração e a otimização dos recursos empregados.

Desse ponto de vista, você precisa começar com uma estrutura de base sólida e eficiente, preferencialmente, que já ofereça recursos de automação. Para as atividades de marketing, essa organização se resume em três letras muito conhecidas: CRM.

As soluções conhecidas costumam ser um pouco limitadas na oferta de uma automação perfeitamente alinhada com a necessidade específica das empresas, pois operam com uma oferta de produto padrão — adaptá-lo sai caro e é inviável para a maioria das organizações.

Um ponto fora da curva é o vTiger, que oferece um conjunto de funcionalidades muito superior, sendo comparável apenas às aplicações usadas em grandes empresas. Contudo, pode ser adaptado facilmente a qualquer negócio, pois permite alto grau de customização. Por garantir isso com um excelente custo benefício, também é viável para empresas pequenas e médias. 

Sendo assim, o seu próximo passo para promover a automação de marketing digital na sua empresa é dedicar a conhecer nossa ferramenta. Com o melhor retorno sobre investimento do mercado e alta capacidade de personalização, nossa solução é mais que um CRM: é uma oportunidade de melhorar a competitividade do seu negócio.

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