Como funciona um CRM?

4 minutos para ler

Hoje, as empresas cada vez mais percebem a importância de ter o cliente como foco em suas estratégias. E o CRM é a ferramenta ideal para a construção desse relacionamento, tornando-se indispensável para qualquer negócio. Mas você sabe o que é e como funciona um CRM?

Não se preocupe, pois para ajudar você a entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo. Nele, você vai ver o que é um sistema CRM, descobrir quais são os benefícios de usá-lo no seu negócio e ainda aprender como ele funciona. Acompanhe!

Afinal, o que é um CRM?

A partir do momento em que você cria um relacionamento com o cliente e começa a ter acesso a informações valiosas sobre os seus clientes atuais e potenciais. E como coletá-las, organizá-las e analisá-las? Por meio de um CRM. 

Essa sigla significa Customer Relationship Management e pode ser traduzida como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. O que muitos não sabem é que ela não se refere apenas à tecnologia, mas também às estratégias focadas nesse relacionamento. 

Então, um sistema CRM registra e organiza todos os dados de interações entre os consumidores e as empresas durante a jornada de compra do cliente. Já uma estratégia CRM são os processos criados para padronizar e otimizar como essa tecnologia é utilizada. 

Ou seja, um CRM mapeia todas as informações que servem de apoio para os profissionais de marketing e vendas se anteciparem às necessidades e desejos dos clientes. Assim, é possível desenvolver estratégias bem-sucedidas, melhorar o relacionamento e aumentar a lucratividade.

Mas um sistema de CRM não oferece apenas suporte para gerenciamento de vendas e marketing. Essa ferramenta também pode ser incorporada ao setor de atendimento ao cliente, recursos humanos e gestão da cadeia de suprimentos, otimizando todos os processos para melhorar as relações comerciais. 

Mas como, exatamente, um CRM funciona?

Agora que você já sabe o que é um CRM, confira como ele pode ser aplicado em sua empresa!

Jornada do cliente e funil de vendas

Um sistema de CRM captura as informações relacionadas ao ponto de contato do cliente com empresa. Assim, é possível saber em que estágio da jornada a comunicação se encontra para poder oferecer o conteúdo exato para as pessoas certas. Também o momento ideal para uma abordagem de venda.

Automação de processos 

As soluções de CRM são ideais para ajudar na operação do dia a dia, pois permitem automatizar as tarefas repetitivas, como o envio de e-mails, e monitoramento das ações, como agendamento de ligações quando o lead está pronto para o contato. 

Integração com outros aplicativos

No mercado já existem diversos modelos que possibilitam integrar o sistema de CRM com o de outros setores da empresa, conectando toda a equipe. Assim, as informações ficam centralizadas para quem precisa ter acesso fácil e rápido a elas, com bastante mobilidade. 

Insights instantâneos 

Com todos os dados obtidos, é possível criar relatórios para traçar o perfil da sua persona para identificar suas necessidades de forma segmentada. Também permite gerar informações para acompanhar o desempenho da equipe de vendas, como quantidade de leads transformados em clientes.

Depois de entender o que é e como funciona um CRM, viu por que ele se tornou uma ferramenta/estratégia indispensável para as empresas que desejam alcançar o sucesso, oferecendo o melhor atendimento ao cliente? E você, vai ficar de fora dessa?

Então, encontre uma ferramenta customizável que pode se adequar às necessidades da sua empresa. Quer uma dica? Conheça a NetSAC. Ela oferece um CRM funcional, moderno e intuitivo, capaz de ser integrado com outras ferramentas e pode ser customizado para diferentes cenários.

Não perca essa chance! Entre em contato com a gente e veja como o CRM da NetSAC pode ajudá-lo a conquistar mais clientes. 

Posts relacionados

Deixe um comentário