4 tipos de CRM de marketing e vendas para empresas B2B

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Conhecer os tipos de CRM disponíveis é fundamental para que você possa encontrar a melhor solução para o seu negócio, de modo a estruturar sua operação. Especialmente na venda B2B, os sistemas de CRM são determinantes para dar suporte à estratégia da empresa e como base para as mudanças tecnológicas que estão mudando a forma como comercializamos produtos e serviços.

Um CRM guia e registra todos os dados importantes para a área comercial, fornecendo informações e insights determinantes para tomada de decisão.

Além disso, eles superam o status de simples ferramentas de controle de marketing e vendas, pois a gestão do relacionamento é constituída de um conjunto de estratégias e procedimentos elaborados para manter e fidelizar clientes, que dependem de monitoramento e análise.

É por isso que elaboramos este conteúdo para você. Confira e entenda como escolher o tipo ideal de CRM para o seu negócio.

Os tipos de CRM

Você pode encontrar diferentes classificações de CRM, que costumam ser separados pela função, como os destinados ao marketing, às vendas e ao suporte. Contudo, o melhor critério estabelece quatro tipos bem-definidos, que são os CRM: analítico, operacional, colaborativo e o estratégico. Abaixo descrevemos o papel de cada um deles.

1. CRM analítico

A base da gestão de relacionamento com o cliente consiste em entender como ele se comporta, quais as suas expectativas, necessidades e desejos. Desse modo, é possível desenvolver uma estratégia alinhada com essas demandas e, em consequência, fidelizar clientes.

O CRM analítico é justamente aquele focado em gerenciar dados sobre eles de modo segmentado, para obter as informações desejadas.

2. CRM operacional

Como o próprio nome indica, o CRM operacional fornece todas as funcionalidades para que a equipe comercial administre o processo de vendas. Assim, o vendedor pode consultar informações relativas às propostas pendentes, ao ciclo de follow-up e assim por diante.

3. CRM colaborativo 

O CRM colaborativo permite que vários profissionais, equipes e unidades executem um atendimento de forma conjunta. Essa colaboração não ocorre, necessariamente, apenas entre profissionais da equipe comercial. Colaboradores do financeiro, por exemplo, podem consultar pedidos e informações diversas para desenvolver suas atividades. 

Esse formato ganhou destaque com os sistemas web que, por estarem disponíveis na nuvem, facilitam o compartilhamento de dados.

4. CRM estratégico

Já o CRM estratégico agrega todas as funcionalidades e recursos do operacional, do analítico e do colaborativo.

Ao permitir o controle de toda a operação, gerando informação para o processo analítico, bem como mecanismos de comparação e apresentação de dados, além de recursos de compartilhamento, que favorecem a colaboração, o CRM assume toda sua função estratégica.

Os tipos de licenciamento

Além dessas classificações, os CRMs também são tipificados conforme o modelo de licenciamento adotado. Com base nesse critério, temos:

  • o modelo de código aberto (Open Source): a utilização do código de programação é livre, permitindo que sejam feitas alterações e customizações de acordo com a necessidade;
  • o sistema de código fechado (Closet Source): não permite acesso ao código fonte de programação para estudo e desenvolvimento do sistema.

O vTiger CRM 

O vTiger é uma plataforma completa de CRM, com versões Open Source e OnDemand. É um sistema flexível, capaz de ser integrado a outras ferramentas e que pode ser personalizado para diferentes situações, contextos e negócios.

O vTiger é, dentre os 4 tipos de CRM apresentados, o de característica estratégica, abrangendo os aspectos operacionais, analíticos e colaborativos necessários ao máximo desempenho.

Para conhecer melhor o seu funcionamento, basta entrar em contato com a nossa equipe. Ela está preparada para fornecer todo suporte que você precisa. Confira!

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